terça-feira, 10 de março de 2015

Nocino Solsticial




Atualmente, a Nogueira e as suas  nozes estão vinculados ao aniversário de S. João Batista Mas,nem sempre foi assim .O cristianismo como fez com outros temas , já que não conseguiria remover da tradição popular o ritual de preparação do uso e consumo da tal bebida,  procurou associá-la a São João Batista ,para dissipar as antigas práticas pagãs,pois se sabe que a noz sempre foi associada com a idéia dos rituais, magia e feitiços, nas antigas  lendas pagãs. Existem muitas lendas e referências as bruxas , as florestas e as fogueiras .Essas lendas afirmam que  os encontros e práticas da magia(Sabbath) elas organizam em torno do frondoso  tronco da nogueira, nas noites solstíciais
A lenda preconiza que as nozes devem ser recolhidas na noite mais curta do ano,no hemisfério norte.A mulher deve subir na árvore,sem calçados e recolher as nozes verdes da nogueira.Um dia após colhidas, as nozes são postas em infusão onde deve permanecer por 4 meses.Eles ainda afirmam que para o licor de São João devem ser colhidos 24 nozes e para o licor do dia de São Pedro, 29 nozes devem ser utilizadas.


O uso de noz como ingrediente de medicamentos ou licores nos remete a  a tempos antigos. As receitas decorrentes dessa prática são oriundas da França  Tendo sido mais tarde, alteradas pelos britânicos  que, de fato, acreditavam na magia das  poções  preparadas usando NOZES verdes. Embora, hoje , a tradição de recolher as nozes neste dia especifico tenha sido abandonada, permaneceu a apreciação dessa bebida de sabor encorpado e aroma inconfundíveis, apreciado às refeições,notadamente no Natal,no antepasto para estimular as papilas gustativas .  A noz propicia um licor de cor escura e aspecto denso. Há os que  defendem o consumo pós-refeição e diga das suas funções  como digestivo ou hepatoprotetor.
Existem muita formulações na sua preparação ,variando de família para família.Sendo o mais  famoso da Emilia Romagna.

Nocino Solsticial – Nocino di san Giovanni
Ingredientes
24 nozes  verdes com casca
1500 ml vodaka,steinahaeger ou Gin
500 g de açúcar
1 pau canela
10 grãs de café
10 cravos
Raspa de um limão siciliano(leve para não vir a parte branca)
Como Fazer:
Corte as nozes em pedaços  e deixa macerar em um garrafão de vidro com todos os ingredientes.
Feche hermeticamente o garrão e o esponha ao sol por 40 dias.Agitando-o de vez em quando e retirando a noite. Decorrido o tempo,filtre e engarrafe e deixe repousar por 12 meses.
Aqui abaixo podemos ver um vídeo passo a passo está em um italiano bastante compreensível.Ela fala um pouquinho "più presto" mais perfeitamente inteligível. 





Receita do Vídeo
Ingredientes:
Cravo(20)
Canela(3 pedaços)
Açucar 500g
Água 500ml
Vinho Branco seco 1000ml
Alcool a 96ºGL 1500ml
20 nozes

Calcula-se sempre para 1 litro de álcool 20  nozes cortadas
Deve-se deixar macerar por 60 dias.Decorrido esse tempo:filtra-se e joga-se fora as nozes

Após,2 meses de maceração, se fará  "  La GOVERNA"
"Questa la governa" é a maneira de tornar o licor adocicado
Usa-se,para tanto, 500ml de água para 500g de açúcar ,leva-se ao fogo para fazer um xarope  .
Deixar esfriar e acrescentar ao Licor e deixar descansando por 12 meses(mínimo)

É um AMARO e todos os amaretos devem ser consumido antes das refeições
Eles são  estimulantes...
.

Deixar envelhecer por ,no mínimo,12 meses

Nenhum comentário: